domingo, 10 de abril de 2016

REDES SOCIAIS  Quem ai já  fez a pergunta.. Nossa !! Quantas redes sociais !!! quais delas usar e como usar ?? Esse post vem e...

REDES SOCIAIS: Conhecendo cada uma e suas funções

2 comentários:
 


REDES SOCIAIS 




Quem ai já  fez a pergunta.. Nossa !! Quantas redes sociais !!! quais delas usar e como usar ??

Esse post vem esclarecer o um pouco das redes socias que estão bombando na net, para poder explicar o que cada uma é e qual a proposta que cada rede traz. 

INSPIRAÇÃO: 

A inspiração desse post foi o fato de eu assistindo TV em casa durnate o fim de semana o filme " A REDE SOCIAL". 

O filme é bem longo, mas praticamente conta a história do facebook ( sem sombra de dúvida a rede social mais famosa e acessada do mundo inteiro) 

Esse filme reprisou umas 4 vezes em um único fim de semana ( não falaremos dessa programação repetitiva ) , mas o que foi bom pois me lembrou o seguinte fato. 

Alguns mais próximos sabem que até aos 29 anos eu não participava de NENHUMA REDE SOCIAL , eu basicamente ignorava todo o mundo virtual, por um preconceito errado e bobo de minha parte ( esse será assunto de outro post ) . 

Aos 29 decidi "Nascer nas redes", o seja em 2015 , fiz meu perfil em todas as redes mesmo sem conhecer a maioria delas e nem como funcionava. 

Mas foi pensando na minha mãe que decidi escrever esse post. Pois percebi que apesar de eu entender as redes , a minha maior fã não entendia todas elas ..

Após o filme decidi escrever o post explicativo das redes que eu possuo e espero que seja útil não só para minha mãe, mas para todos que querem ter mais redes sociais e querem saber para que servem. 

Com certeza o objetivo das redes é aumentar a interação entre as pessoas , aumentar o número de amigos e aumentar a divulgação.



1. FACEBOOK 



Idealizador: Mark Zuckerberg, universitário de Harvad juntamente com 3 amigos.

Protótipo: O primeiro desenho do facebook foi uma plataforma chamada FACESMASH, criada em 2003 onde Mark tinha o objetivo de ser um jogo entre os estudantes mostrando fotos de estudantes lado a lado. 

Lançamento: Em Fevereiro de 2011, o facebook tornou-se o maior servidor de fotos online. Em outubro de 2011 já havia 350 milhões de usuários. 

Funcionalidade: Hoje em dia todo adulto pode ter uma página no facebook.com , a inscrição é totalmente gratuita e pode ser tando de uso pessoal como profissional, isso depende do usuário. Você deve fazer um perfil indicando seu nome ou nickname( tipo apelido), seus gostos , seus interesses , fotos e etc. Logo após isso, basta você ir adicionando o perfil de amigos ( ou seja você adiciona aquele amigo que também tem conta no facebook. Assim é contruido sua rede, com seus amigos, e é claro que a inteligência de programação do facebook hoje, já indica e procura com base nas informações de seu perfil , possíveis amigos . Isso é muito legal . De repente você coloca em seu perfil a escola que estudou no primário e de repente o facebook acha esse perfil e te pergunta se conhece algumas pessoas que também  estudaram nessa escola, isso é fantástico. 

Principal Objetivo: Informar a sua rede fatos de sua vida pessoal, opniões sobre determinado assunto, críticas, enfim tudo que quiser informar para seus amigos, incluindo como se sente naquele momento, aonde foi visitar e com quem está.

Tipos de postagens possíveis: Possível postar fotos , vídeos, textos, Imagens, fazer check in em lugares, Emoji..



2. FANPAGE


Com o sucesso do facebook, Mark dizia que era muito improvável a venda do Facebook , porém logo veio as co-participações da Microsoft por exemplo, logo foi estudado as formas de rentabilidade e foi percebido que anúncios de publicidade seria o principal meio de ocorrer essa renda. Assim sendo o facebook estende suas funcionalidades para um perfil mais profissional

PropostaA Fanpage ( página de fã) é uma página dentro do facebook com uma pegada mais profissional, direcionado para empresas, associações com ou sem fins lucrativos. 

Funcionalidade: Sua página pessoal do Facebook provavelmente será usado para diversas coisas que acontecem no seu dia, criando uma fanpage é possível ter a divulgação de sua marca. 

Principal Objetivo: A grande vantagem de ter uma fanpage com certeza é conseguir aumentar o número de seguidores de sua fanpage. Na página pessoal do facebook o limite de amigos para adicionar é 5000 , isso pode ser insuficiente paara divulgação de algumas marcas que pretentem ter um alcance maior. Com mais gente tendo acesso as postagens de sua fanpage , mais possíveis clientes.
Além disso na fanpage, é possível ter um auxilio estatístico que pode mostrar quem mais curte certas postagem, de que região do mundo, controle as visualizações e etc. Isso para uma empresa pode ser fundamental nas tomadas de decisões. 
 Informar a sua rede fatos de sua vida pessoal, opniões sobre determinado assunto, críticas, enfim tudo que quiser informar para seus amigos, incluindo como se sente naquele momento, aonde foi visitar e com quem está.


Tipos de postagens possíveis: Possível postar fotos de banner, vídeos, textos,artigos, Imagens de produtos,links de outras páginas e ainda é possível fazer anúncios no facebook ( esta é uma opção paga, mas garante o aumento de visualizações e Likes )

Fato: Pelo fato de ser mais abranente , é essa a principal razão de blogueiras pedirem um like na fanpage, pois quanto mais seguidores pela fanpage maior a probabilidade de auto-promover e se tornar  formadora de opnião. 
Inclusive tome nota e me dá um like na minha : www.facebook.com/blolislenelages

3. MESSENGER

É muito parecido com o MSM do Windows live de 1995.( para quem lembra né). Um canal para bate papo enre seus amigos do facebook (da sua página pessoal) 

PropostaO grande tchan do messenger é fazer com que seja possível um bate papo online com qualquer amigo (DA SUA REDE) que também esteja online. 

Funcionalidade: Não é obrigatório você ter uma conta no messender caso não queria bate papo online, mas principalmente se alguém quer te falar algo em particular ou quer alguma informação, essa pessoa pode direcionar o assunto diretamente com você, sem fazer nenhum comentário na sua  timeline ( linha do tempo de sua página facebook).

Principal Objetivo: Promover a proximidade face-to-face entre seus amigos de sua rede. Caso seja incoveniente , é possível se manter em offline e mesmo assim poder receber as mensagens. ( Pode parecer estranho, mas muita gente faz isso, para que não seja chamado a toda hora para um bate papo online).

Tipos de postagens possíveis: Basicamente batepapo, mas é possível enviar fotos, links, emojis .. 



4. INSTAGRAM


O Instagram é outro queridinho que está no gosto todos a nível Brasil e Mundo. Já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras ??? Tenho certeza que foi nesse conceito que o instagram foi criado.


Criado por Kelvin Systrom (Norte Americano) e  Michel (Mike) Krieger (Brasileiro), ambos engenheiro de software. Lançado por volta de 2010, mas  foi em setembro de 2011 que o Instagram ganhou sua popularidade com quase 10 milhoes de usuários. 


PropostaO instagram veio para auxiliar na postagem apenas com alguma imagem ou vídeo associado, e poder ajudar com imagens mais bonitas assim como a de um fotógrafo .

Funcionalidade: Trazendo funções que melhoram e editam a fotos, a principal função do Instagram está associada a postagem de imagem quadrada igual a do semelhante ao Kodak Instamatic e de câmeras Polaroid. Ainda é possível compartilhar essa foto bonita no seu facebook. 

Principal Objetivo: Promover uma nova rede aonde é possível comtemplar imagens e vídeos curtos sobre um assunto. Um seguidor de seu instagram aprecia muito mais imagens do que texto longos ou artigos. Vejo como principal objetivo do Instagram permitir que você consiga transmitir uma mensagem com uma imagem. 

Tipos de postagens possíveis: Basicamente fotos ( quadradas) e vídeos super curto de apenas 15 seg. É possível editar as fotos, colocar alguns filtros e deixar as fotos mais bonitas e colocar uma pequena descrição sobre aquela foto.
É possível crias as famosas hastags (#) que servem para indicar e associar a foto a um público específico, por exemplo , se eu posto uma foto como o batom que estou usando, eu posso usar a #amomake por exemplo, assim todo mundo que acompanha essa hastag pode ver a foto do meu batom, mesmo assim a foto fica disponível para visualização de todos meus seguidores, digamos que é uma forma de organização no instagram. 

Fato: Muitas blogueiras também anseiam seguidores no Instagram pois conseguem mostrar qualquer trabalho como uma manchete (ilustrativa) do seu trabalho ou mesmo que de sua vida ( caso de figura pública. Quanto mais seguidores no Insta , maior a probabilidade de captar mais clientes.

Inclusive tome nota e me SEGUE : www.intagram.com/blolislenelages ou se já é usuário procure por +Blog Lislene Lages (@bloglislenelages)


5. SNAPCHAT


O fantasminha camarada , a mais nova onda das redes sociais.


PropostaÉ um app com base de imagens e pequenos vídeos,mais interativo e a principal diferença do instagram e demais redes é que após 24 horas aquela imagem ou vídeo desaparece da sua timeline. O snap faz uma misturinha entre o Instagram (pois traz a postagens de imagens e vídeos curtos) e Twitter (que envia as mensagens em tempo real).

Funcionalidade: É uma brincadeira em tempo real que desaparece em 24 horas, você pode adicionar amigos que também tenham conta no snap e fazer gravações ou imagens para que seus amigos vejam o que você está fazendo naquele momento.

Principal Objetivo: Promove uma rede muito íntima, pois por se tratar de uma rede em tempo real, as postagens não são necesssariamente banner , manchetes, ou imagens bonitas. É um diário público. 

Tipos de postagens possíveis: Imagens e vídeos de 10s, que somem em 24 horas de sua timeline, porém é possível baixar alguma midia que você publicou. É possível ainda entreter com algumas funçoes de imagem, e filtros muitos legais.

Fato: Muitas blogueiras também anseiam que sigam no Snap, assim é possível saber o que cada uma tá fazendo, sendo uma formadora de opnião, a blogueira quer que suas atitudes diárias ou costumes sejam inspiradores para seus seguidores, assim é possível ter um público mais fiel.

Inclusive tome nota e me SEGUE lá : bloglislenelages (lislenelages).

6.Twitter


PropostaÉ a rede que permite a transmissão de informação pessoal em tempo real para seus seguidores. Criado em 2006, a idéia inicial era promover o SMS (Mensagens) da internet 


Funcionalidade: A idéia é como se o usuário estivesse piando na internet ( tweets), transmite mensagens curtas, antigamente era limitado a certo número de caracteres.

Principal Objetivo: Promove uma rede próxima do usuário onde pode ser visto post curtos sobre a vida pessoal . Tem um excelente cambio entre outras redes , se destacou com o uso de divulgação de manifestações. Inclusive há uma história que em 2009 foi pelo twitter que foi informado Pillow Fight Day - uma guerra pública de travesseiros acontecida em várias cidades do mundo.

Tipos de postagens possíveis: Imagens e vídeos  e diferente do snap suas postagem ficam disponíveis.É possível fazer o retweet para replicar uma mensagem de um usuário para sua lista de seguidores. 
Fato: As blogueiras querem que você siga por lá também pela facilidade que o twitter tem de transmitir em tempo real aos seus seguidores qualquer postagem, e ainda ele tem a interface comunicando com a maioria das outras redes.
Inclusive tome nota e me SEGUE lá : @bloglislenelages


7. YOUTUBE



O YOUTUBE me lembra um desenho que assistia quando criança , o TV-CRUJ ( onde umas crianças criavam seu canal de TV)

PropostaCriado em 2005, o youtube traz essa proposta de You(Você) Tube( Tubo), claro a referencia de TV de tubo (aquelas de antigamente). Você na TV ou na telinha do PC.

Funcionalidade: Fazer vídeos sobre qualquer nicho em formato digital, muito utilizado hoje em dia para publicidade, 

Principal Objetivo: Promove o entretenimento das pessoas com vídeos, seja educativo, informativo, ou qualquer matéria inovadora. Muitos talentos foram e continuam sendo descobertos através do youtube. 

Tipos de postagens possíveis: Vídeos digital sobre qualquer assunto.

Fato: Muitas blogueiras também gravam seus assuntos e pedem seu like na postagem e que se inscrevam no canal , assim você é informado em cada publicação feita. A populariade dentro do youtube tem uma rentabilidade grande por ser a rede mais interativa que existe. 


Inclusive tome nota e se inscreve  lá : youtube.com/bloglislenelages 


8. Google +




Sem dúvida, o google é o maior site de pesquisa do mundo. Hoje em dia todo mundo faz suas pesquisas na internet usando o Google,o google mais (ou G+, OU google plus) foi criado para auxiliar nas pesquisas conforme um determinado perfil

PropostaCriado em 2011 é um serviço de identidade criado para agregar os serviços do google (Contas, Fotos, PlayStore, Youtube e GMail, também introduz muitas características novas, incluindo Círculos (grupos de amigos)

Funcionalidade:É muito parecido com o que se tem com o facebook, você cria um perfil com seus dados e informa suas preferencias . A grande diferença é que é possível interagir com o You tube por exemplo. Sem uma conta no google não é possível fazer comentários em vídeo de uma you tuberrrr

Principal Objetivo: Promove o entretenimento das pessoas com amigos em círculos e oferece os serviços google paras outras redes.



Tipos de postagens possíveis: Links, imagens, post, vídeos, artigos 

Fato: Muitas blogueiras também gravam seus assuntos e pedem seu like na postagem e que se inscrevam no canal , assim você é informado em cada publicação feita. A populariade dentro do youtube tem uma rentabilidade grande por ser a rede mais interativa que existe. 



Inclusive tome nota e se segue  lá :bloglislenelages 

9. Blog




Esse é o seu site nos moldes https: www. *******************************

Proposta: Blog é um termo de junção das palavras weB LOG, a grosso modo um diário digital, O termo web log foi criado em 1997, foi desenvolvido como uma evolução dos fóruns digitais e serviços comerciais online

Funcionalidade: Sua estrutura permite ediçoes simples de artigos (post) sobre o nicho que deseja escrever.

Principal Objetivo: Permite publicações , tipo artigo, para ser simplista seria o seu próprio jornal, aonde você pode fazer post, pessoais, profissionais e interativos


Tipos de postagens possíveis: Basicamente Post, é possível ver algumas imagens, mas nào é um ábum de fotografia.

Nota: O blogueiro(a) é o nome utilizado para quem escreve em um blog, seja pessoal, ou corporativo ou de gênero (tipo noticias). 
Tudo relacionado a esse mundo é chamado na internet de blogosfera

E ATENÇÃO: O blogueiro (ESCREVE) , um Youtuber (GRAVA), são coisas distintas. Falo isso pois sou blogueira ( escrevo no meu blog), e estou iniciando as gravações para youtube. 
Muita gente associa , ahhh vc é blogueira ??? qual seu canal ?? 
Entendamos: 
Blogueira tem site : www.bloglislenelages.com.br
Youtuber tem canal: youtube.com/bloglislenelages

Porém sim , é comum a blogueira exercer as duas funções , isso porque garante o aumento da popularidade.


Inclusive tome nota e se segue /curta o blog lá :www.bloglislenelages.com.br 


10. Pinterest


PropostaCriado em 2009 o interest, é uma rede de compartilhamento de fotos, tem uma pegada mais inspiradora, com fotos de temáticas, jogos,hobbies

Funcionalidade: Funciona como uma galeria de artes , onde é possível publicar fotos de inspiração, muito usado por mulheres americanas para guardar suas fotos online ( os chamados pins) O pinterest acaba sendo parecido com uma vitrine ou um portifólio criado.

Principal Objetivo: Sua principal função é o post de fotos inspiradoras e reunir quadros ou coleçoes online.


Tipos de postagens possíveis: Imagens


Inclusive tome nota e se segue  lá :bloglislenelages 


11. Tumblr


PropostaCriado em 2007 o tumblr é um meio termo entre blog e twitter, isso porque os usuários podem seguir e verem os post no dashboard

Funcionalidade: Facilita o o usuário a postar fotos e post pequenos , citaçoes e etc

Principal Objetivo: Fazer os post com uma pegada de twitter informando os seguidores dessa publicação em tempo real

Tipos de postagens possíveis: Textos, imagens, citaçoes, áudio

Inclusive tome nota e se segue  lá :bloglislenelages 


12. Periscope


PropostaO mais bebezinho ainda não tão pop, o periscope traz uma porposta de video ao vivo. Bem parecido com a função live do youtube.

Funcionalidade: É gravado o vídeo em tempo real é enviado a transmissão 

Principal Objetivo: Fazer transmissão ao vivo

Tipos de postagens possíveis: vídeos

Inclusive tome nota e se segue  lá :bloglislenelages 



13. Linkdin




PropostaVastamente usado o linkein é a rede profissional usada pela maioria de profissionais e empresas

Funcionalidade: O perfil criado é um Curriculo online 

Principal Objetivo: Manter um perfil de profissionais online e contribuir para fóruns de teor profissionais

Tipos de postagens possíveis: Posts e CV

Bom é isso coração , post longo , mas tentei ser o mais breve e simples nas explicações espero que seja útil. Se gostou comenta aqui e nas demais redes ... Bjos




Bjo grande 

Lislene Lages 

Acompanhe nas redes:
Fan Page: Blog Lislene Lages
Instagram: @bloglislenelages
SnapChat: Bloglislenelages (lislenelages)

2 comentários:

  1. Nossa tem rede social ai que eu nunca vi, dos citados acima eu uso frequentemente só 6... Achei interessante o post.
    Beijos

    www.ahbonitablog.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelly Silva, boa noite!! Quem bom que gostou, são muitas redes mesmo né,é pra ficar maluca. Se quiser tiver algum assunto que queira ver no blog é só me dizer que tenho o prazer em fazer tá .. Bjs , ai no post tem todas as minhas redes hahaha Ps : Adoro o Ahh bonita!

    ResponderExcluir

Recomendo